terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Espaço Gourmet

Os projetos de cozinhas, selecionados de Casa Cor 2011, trazem base limpa e neutra para que os amantes da boa comida trabalhem com espaço de sobra.

Nem mais nem menos.O projeto de interiores de cozinhas minimalistas prima pelo uso racional de materiais, por móveis de linhas retas e cores predominantemente sóbrias.Nesses espaços funcionais, equipamentos super potentes facilitam a vida do gourmet e ainda somam beleza à decoração.Detalhes que causam impacto,como um acessório de tonalidade vibrante ou uma obra de arte especial, ganham mais destaque sobre uma base limpa e sem excessos. Veja a seguir ideias bem elaboradas por profissionaisde vários cantos do Brasil.
Para o arquiteto Alexandre Viero, do Rio Grande do Sul, a cozinha contemporânea é o coração da casa brasileira. No espaço de 30 m2, arte e natureza estão presentes, acompanhando o gourmet na hora de preparar as receitas. Entre os destaques do ambiente de ares minimalistas, a escultura de bronze do artista francês Gadet fica protegida em uma caixa de vidro sobre a bancada de ecoquartzo. Nas paredes, Alexandre optou por uma tinta que reproduz a aparência do concreto e parao piso, placas de porcelanato de 90 x 90 cm. O sistema de iluminação faz uso de lâmpadas de LED, que economizam energia.

Tradição e contemporaneidade. Azulejos artesanais cobrem uma faixa contínua do piso de porcelanato à parede na cozinha idealizada pelas arquitetas Isabela Murad e Milena Estrela, do Maranhão. Esses elementos regionais marcam presença nas casas históricas de São Luís. “A base branca destaca o azul e passa a sensação de tranquilidade e bem-estar”, diz Isabela. O espaço de 30 m2 é aproveitado de maneira funcional, a exemplo dos eletrodomésticos embutidos. A ilha posicionada no centro do ambiente agrupa coifa, cooktop e pia. Parte da parede exibe o painel de metacrilato de cristal, que acomoda os vinhos de maneira singular.


Integração total. Inspirada nas fazendas mineiras onde passou a infância, a designer de interiores Denise Vilela, de Minas Gerais, escolheu tons neutros para a cozinha. Linhas retas predominam no ambiente, que faz parte do loft de 80 m2. “E, por ser integrado à sala, elegi elementos nobres como o armário laqueado, a bancada de limestone, a persiana de madeira e o piso de peroba-rosa de demolição”, conta Denise. Assim, sem incorporar materiais frios na cozinha, a designer conseguiu manter a unidade visual em todo o loft. O tapete de sisal e algodão ajuda a delimitar o espaço da sala.


A suavidade é branca. Materiais duráveis e de fácil manutenção predominam no espaço das arquitetas Vanessa Faller e Maíra de Queiroz, do escritório Espaço do Traço, de Santa Catarina. Ali, a cozinha se integra visualmente à sala de estar. O branco impera em todo o ambiente, proporcionando a sensação de amplitude e limpeza. Na bancada produzida com um composto que mescla mineral e acrílico, o tampo de correr serve de apoio para o preparo das refeições e ainda camufla a pia e o fogão. O piso de porcelanato remete ao mármore natural. Já os armários de MDF têm acabamento de vidro branco. As plantas levam um toque de cor ao ambiente.


Limpeza visual. A arquiteta Fabiane Giestas, do Espírito Santo, escolheu elementos funcionais para a decoração da cozinha de 30 m2. Com boa área de apoio e circulação fluida, garantem-se o conforto e a praticidade na hora de preparar e servir os pratos. Cores sóbrias, como branco, preto, fendi e cinza, em comunhão com as linhas retas do mobiliário, caracterizam o espaço. Em nome da leveza visual, os armários de laca branca brilhante dispensam puxadores. A mesa de MDF recebeu lâmina de nogueira. Já a bancada da pia de quartzo resiste bem a altas temperaturas.


Por um contraste marcante. “Quando criamos o projeto do loft, de 76 m², pensamos em algo acolhedor com cores quentes, uma característica de nosso trabalho. Utilizamos uma mistura de revestimentos e materiais de forma harmoniosa, pensando na total integração entre os ambientes”, explica a arquiteta Marli Viana, autora do espaço, em parceria com a arquiteta Valéria Leão, de Minas Gerais. A cozinha minimalista que apresenta piso e bancada de limestone e armários de vidro constrasta de maneira harmoniosa com a atmosfera clássica da sala de jantar e estar. Ali, destaque para o painel de quartzito van gogh que emoldura a TV.

Espaço de confraternização. Este ambiente projetado pelo arquiteto Duda Porto, do Rio de Janeiro, é o lugar funcional e acolhedor onde um chef amador prepara as receitas interagindo com os amigos. Ao integrar cozinha e sala de refeições, Duda criou um espaço que esbanja requinte com eletrodomésticos de aço, além da marcenaria de linhas retas. Adegas climatizadas se encaixam na estante de madeira. No rebaixo de gesso do teto, ficam embutidas a coifa e a iluminação de lâmpadas xenon, conferindo um visual limpo e moderno.


Clean e espaçosa. Com 54 m2, a cozinha gourmet tem projeto das arquitetas Deisi Priori Costa e Débora Costa da Silva, de Santa Catarina. Ali, tudo fica à mão para um expert em culinária preparar pratos deliciosos na ilha central, que também serve de bancada de refeição. Os armários de MDF em tons de areia contrastam com o piso de porcelanato preto. As paredes ganharam um efeito camurça com a tinta verde-escura. Na bancada principal, as arquitetas escolheram o vidro para a área de cocçãoe uma pedra polida serve de tampo para a mesa. Equipamentos de última geração complementam o cardápio de novidades.
Fonte Matéria e Fotos: http://casa.abril.com.br/materia/oito-cozinhas-gourmet-com-espacos-funcionais-e-cores-sobrias. Site: Casa Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário