Alguns pequenos cuidados na conservação de estofados revestidos em couro poderão realçar sua beleza e conserva-lo como novos por muitos anos. Entre suas qualidades, o couro tem a propriedade de ser um material resistente e durável, mas é necessário muita atenção para os produtos utilizados na limpeza. Alguns podem ressecar as fibras ou mesmo causar danos irrecuperáveis. Veja algumas dicas simples e eficientes:
- Para hidratar o couro e evitar ressecamento e rachaduras, é recomendável o uso de vaselina líquida, que pode ser aplicada com um pedaço de flanela, em movimentos circulares. Esta aplicação poderá ser repetida de seis em seis meses.
- Não se recomenda o uso de água e sabão para estofados de couro tingido a base de tanino (couros crus - atanados - vegetal ). Neste caso, deve-se usar apenas um pano seco para limpeza.
- Evite também o uso de polidores de móveis, óleos, vernizes, detergentes e água com amônia.
- Solventes de qualquer tipo devem ser evitados. Dentro do processo de curtição, o couro é tratado com um impermeabilizante que cria uma camada protetora e resistente á sujeira. Àlcool e benzina podem atacar destruindo esta superfície.
- Para limpeza, utilize apenas água e sabão neutro, aplicado com um pano levemente umedecido. É importante lembrar que o couro nunca deve ser molhado excessivamente.
- Os líquidos derrubados sobre a superfície dos estofados devem ser removidos imediatamente, antes que sejam absorvidos pelo couro, originando a formação de manchas.
- Evite a exposição prolongada á luz do sol, que pode provocar o surgimento de rachaduras, diminuindo a beleza e resistência do couro, originando a formação de manchas.
Não só a estética, mas o local onde ficará disposto também deve ser levado em conta na hora de escolher o sofá. Se for para uma sala de TV ou home theater, dê preferência aos mais moles, profundos e baixos, feitos para se jogar, deitar mesmo. Num living, melhor os mais firmes, altos e menos profundos para tornar o bate-papo mais confortável e facilitar o ato de se levantar e sentar.
Fonte: http://www.sofadecouro.com.br/?op=conteudo&id=66&menuId=105
Nenhum comentário:
Postar um comentário