quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Casa Cor Rio de Janeiro

Casa Cor Rio de Janeiro 2011 surpreende com a mistura de estilos

O palacete de Botafogo é o cenário da edição da mostra de decoração que contempla o jeito carioca de viver.
Jardim da Entrada. Telas de galinheiro dão forma aos móveis desenhados pelas paisagistas Daniela e Sonia Infante. "Apostamos em um estilo irreverente, que faz contraponto à fachada tradicional do palacete", diz Daniela, que montou um lounge com sofás e poltronas estofadas de tecidos pintados a mão por Mucki Skowronsky. Entre as plantas, zerumbets e liriopes, que formam uma vegetação farta, pendem lanternas presas às árvores, conferindo charme à area verde.
Recepção / Bilheteria. No espaço dos arquitetos Luciana Reis e Diego Gutierrez, predominam as cores preta e branca, realçadas por pendentes coloridos da Bertolucci. O papel de parede listrado - do piso ao teto - forma um grafismo interessante, enquanto o painel da TV de gesso acartonado cria volumes. Sobre o piso de porcelanato oxidado, pufes de porcelana e luminária em forma de coluna feita de pastilhas c 1 oladas em acrílico.

Estufa Experimental. Protegida por cobertura de pínus e lona plástica, a estufa tem visual rústico contemporâneo. "Nosso ponto de partida foi a parede de tijolos da cozinha", explicam os arquitetos Flávia Martins, Felipe Lobão e Antônio Cláudio de Souza Leite. Ali, o dono da casa cria receitas na bancada de granito branco e os convidados apreciam os pratos na prancha de peroba. Integrado a ela, o estar recebe poltronas de madeira de demolição e escultura azul da artista plástica Gabriela Maciel. No fundo, ervas e temperos plantados num caminho revestido de tijolos.

Grande Hall. Alinhadas, duas poltronas Voltaire, assinadas por Sergio Rodrigues e especialmente customizadas pelo designer para o evento, marcam presença junto à mesa de centro Cezzane, de Fabio Borsato e Maurício Lamosa. O arquiteto Caco Borges, autor deste projeto, destaca as colunas com uma pintura especial texturizada e investe em móveis de design contemporâneo numa composição perfeita. A iluminação cria ainda efeito cenográfico de luz e sombras, proporcionado pelos três esculturais pendentes Big Bang, lançamentos da italiana Foscarini. No piso, o tapete de fibra natural deixa à mostra, nas laterais, o mosaico de pastilhas cerâmicas.


Hall dos quartos. Para valorizar o ambiente estreito, de passagem, a arquiteta Eliane Fiúza escolheu forrar uma das laterais com a estante modulada Cravo, de laca vermelha, do estúdio paulista Nada Se Leva. Sob ela, encaixou o banco de madeira e palha. "Coloquei espelho no fundo do móvel para dar sensação de profundidade", acrescenta Eliane, que arrematou a composição com a passadeira de patchwork de retalhos de kilim estonados. Gravuras de Claudio Cretti, Paulo Queiroz e Mario Cravo (GAM) montam, junto à escada, uma galeria informal, iluminada pelo pendente da holandesa Moooi, de aço inoxidável.
Living. Sob medida para uma colecionadora sofisticada, a arquiteta Gisele Taranto mesclou arte contemporânea e design italiano no mobiliário. "Pesquisei móveis que tivessem as proporções adequadas para compor um ambiente sem modismos", explica Gisele. O sofá Groundpeace e as poltronas ABC levam a assinatura de Antonio Citterio. Já a mesa de centro, dois cubos baixos alinhados, de mármore nero marquina, é criação de Gisele.
Quarto das Crianças. Na parte inferior, fica o escritório dos irmãos, com mesas de estudo que podem ser ajustadas em diferentes alturas. Em cima, o mezanino protegido por um guarda-corpo de corda é o local onde rolam as brincadeiras. "Todos os móveis podem ser adaptados conforme o crescimento da criança", explica a designer de interiores Juliana Neves de Castro, sócia de Luciana Nasajon e Mabel Graham-Bell. O papel de parede traz o desenho de uma floresta - em preto e branco para os pequenos preencherem de cor.

Mais fotos e comentários no site http://www.casaclaudia.com.br/ (fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário