terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como Harmonizar os Ambientes

Pendurar cristais pela casa, trocar a cor das paredes ou mudar a posição dos móveis, tudo isso faz parte do Feng Shui (leia-se "fan suêi"). Mas se você acha que essa arte chinesa de quatro mil anos se resume à decoração de interiores, está enganado.
Feng Shui está fundamentado no I Ching, a filosofia oriental que mostra como pequenas mudanças físicas ocasionam grandes transformações na nossa vida. E não se trata de crença, mas de mera observação da natureza.

"Em um apartamento onde não bate sol e o ar não circula, o morador está mais suscetível às bactérias. Então, se você tomar atitudes simples, como mudar a posição das janelas para favorecer a luz e o vento, terá uma grande melhora na qualidade de vida", explica o consultor e professor de Feng Shui Roberto Watanabe.

Formado em arquitetura, Roberto, 68, começou seus estudos do I Ching aos 17 anos e levou a curiosidade sobre as influências das construções sobre o corpo humano até as salas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), onde pesquisou a influência dos prédios mal projetados sobre a saúde dos moradores.

Para sua surpresa, as conclusões foram as mesmas das ensinadas pelo Feng Shui. "Descobri que uma casa bem arejada, onde as energias circulam, faz bem à saúde, assim como defende o I Ching", comenta o consultor.


Para que serve o Feng Shui?
É inegável que um ambiente decorado com bom gosto nos causa sensação de conforto. Mas por que isso ocorre? Alguns dizem que é a busca do ser humano pelo belo, mas o Feng Shui atribui esse bem-estar à forma como energias opostas (Yin e Yang) se distribuem e circulam pelo ambiente.

Dessa forma, o segredo está em harmonizar essa energia por toda casa, conduzindo-lhe à felicidade e ao sucesso na vida pessoal e profissional. Essa é a arte do Feng Shui: canalizar boas vibrações para você conquistar seus sonhos.

"Feng Shui não é remédio alopático, que você injeta e ele age independente da sua vontade. É preciso querer e agir para conseguir seus objetivos", alerta Roberto Watanabe. O professor faz questão de esclarecer que essa filosofia não é uma crendice e que não faz milagres se o usuário ficar passivo frente aos problemas.


Cuidado com o Consumismo
Outra preocupação de Roberto é com a vulgarização dos conceitos originais do Feng Shui. Com a ascensão dos Tigres Asiáticos na década de 70, as empresas descobriram que essa arte era um dos elementos do sucesso desses países e importaram o I Ching.

Não tardou para que surgissem versões superficiais do Feng Shui. "A escola do Chapéu Preto, criada nos EUA, tem coisas boas, mas tem um apelo materialista. Comprar 100 espelhos não vai resolver sua vida", conta Watanabe.

Para ele, um consultor de Feng Shui leva pelo menos 14 anos para se formar (dez no estudo do I Ching e quatro na especialização em Feng Shui). Contudo, é possível que um leigo utilize alguns conceitos básicos para reformular o ambiente onde vive. "Só tome cuidado com algumas crendices, como cravar que a cama voltada para a porta é ruim", reforça o consultor, mostrando que não existe

Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_268187.shtml
Matéria: Guilherme Massa

Ainda quer saber mais sobre Feng Shui, nos links do nosso blog a outros sites que tratam do assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário