sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Laca. Um verniz que faz a diferença

A Butzke é um dos fornecedores que a Centenarte selecionou para você. Abaixo matéria da empresa sobre o verniz Laca.
Pela extração relativamente difícil e aplicação mais demorada se tornou um acabamento mais nobre na antiguidade, o que acabou virando símbolo de status.
A arquiteta da Butzke, Marina Otte, explica que o brilho da laca é uma questão de tendência que pode ser escolhida. “A laca que a Butzke optou é uma menos brilhosa para se adaptar melhor aos ambientes contemporâneos, mas ainda permanece com a sensação de nobreza dos antigos móveis em laca tradicional”, conta a responsável pela área de design de produtos na Butzke.
Marina complementa dizendo que a laca é um desses elementos que nunca saem de moda, mas que de tempos em tempos se tornam mais em voga. A laca passou a ser usada, inclusive, em lugares antes não imaginados, o que não era possível devido sua fragilidade, hoje superada por esmaltes mais resistentes. “Em vários países existem pedidos de aplicações em laca nos mais variados móveis, até em móveis para uso dos cães”, conta a arquiteta.

Como vivemos um período onde ‘tudo’ está na moda, uma tendência importante é a mistura de estilos e materiais, pois desta forma, a composição do ambiente fica mais completa, gerando um equilíbrio visual. “Quando se misturam elementos de acordo com o gosto do cliente, os espaços ganham a personalidade e se tornam mais atemporais”, explica Marina.

A laca confere uma uniformidade de acabamentos à peça. Você não tem nuances de cor, mas sim um acabamento 'chapado'. Mesmo sendo colorida, a peça fica mais neutra e, desta forma, casa muito bem com outros acabamentos.
A Butzke apostou nas cores verde claro, azul e branco, porque estas são cores que lembram a natureza. “De alguma forma você pode trazer o exterior para o interior: o azul do mar, o verde da vegetação em tonalidades mais neutras”, conclui a arquiteta.

Nunca o design esteve tão em alta. E nunca surgiram tantas novidades no design de móveis, de objetos e de tendências em decoração como nos últimos anos. Toda essa criatividade passa também pelo resgate de elementos que possam trazer algumas recordações de tempos mais antigos. É assim com o estilo  vintage, que se utiliza de peças antigas; do retrô, que busca inspiração de outras épocas para desenvolver novos objetos; e do ‘demolição’, que reaproveita madeira já usada em obras anteriores, aplicando-as em novas peças, com design mais contemporâneo. 
Móveis com ar desgastado, parecidos com o ‘demolição’, combinados a objetos em aço escovado, vidro e recursos tecnológicos de última geração, como TVs de plasma, por exemplo, resultam em um equilíbrio  muito  prazeroso  ao  ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário